As certezas e incertezas de um negócio digital

Muitos empresários e autônomos ainda são muito resistentes quanto a necessidade de expandir seu negócio para o ambiente virtual. Incertezas de custo e retorno, credibilidade de certas plataformas, não conhecimentos de certas práticas, e tantas outras dúvidas que cercam seu pensamento, bloqueiam a vontade dessa nova empreitada e ficam com o pé atrás na hora da decisão para um movimento importante para seu empreendimento.

A boa notícia é que nós temos as soluções para todos esses questionamentos, tal qual os benefícios que trariam para seu investimento.

Benefícios de um negócio digital

Estar na internet é, na verdade, estar conectado a todo mundo. E a primeira coisa a compreender é que, independente do tamanho do seu negócio e da sua área de atendimento, como um pequeno comércio de bairro ou uma grande loja nacional, você pode se favorecer com a presença virtual. Com uma loja virtual, sua vitrine será o público que você quiser, seja o Brasil ou para qualquer outro país que tenha interesse no seu produto ou serviço. Na internet não há distância a ser percorrida até uma loja, tampouco limite de espaço físico para que os clientes se acomodam; muito pelo contrário, você pode estar disponível 24 horas por dia e ter a segurança que ninguém vá invadir seu estabelecimento de madrugada!

Essas facilidades concedidas à você também são entendidas à seus clientes, além da comodidade de pesquisar e comprar seus produtos em poucos movimentos. Controle de estoque e vendas também não serão grandes problemas, pois há muitas ferramentas que trabalham a favor do comerciante virtual, garantindo uma visão 360º do seu negócio que permite uma gestão prática e equilibrada.

Há alguma dúvida ainda de por que investir em um negócio digital? Você acha que a crise econômica é um impeditivo para o consumo de produtos?

"Convoquei uma reunião hoje com meus diretores sobre a crise econômica e decidimos não participar dela."

San Walton, fundador da Wal-Mart.

Você quer participar da crise?

Talvez a maior insegurança para um comerciante hoje é a crise econômica em que estamos inseridos. Por que investir em um e-commerce se hoje o consumidor tem um menor poder aquisitivo? Justamente o mesmo motivo que o seu, a cautela com o investimento. A internet possibilita o consumidor pesquisar melhor sobre o produto que ele tem interesse, ser mais cauteloso e criterioso para comprar aquele produto melhor adequado suas necessidades, e se você não estiver nessas pesquisas, você estará um passo atrás da concorrência.

>> Apesar da crise, e-commerce brasileiro cresceu 21% entre 2015 e 2016. (Veja – Março/2016)

Explicando melhor, suponha que o inverno está perto e você deseja comprar uma jaqueta para o frio. Você tem duas opções, além de passar frio: Ir de loja em loja, procurando pela jaqueta que mais lhe agrada, da sua marca favorita, com seu número, sua cor preferida, e com o valor que caiba no seu orçamento, sem a certeza que aquele seja o melhor preço, ou simplesmente economizar esse tempo todo e pesquisar rapidamente pela mesma jaqueta com as mesmas características na internet e encontrar aquela com o menor preço disponível.

Dessa forma, o comércio físico acaba perdendo espaço para a comodidade, facilidade e diversidade, que é o que o cliente encontra hoje em um comércio online, que cada vez mais só cresce em conta do mesmo crescimento dos usuários de internet.

Caso ainda reste alguma dúvida em por que você deve investir em um negócio digital, pesquise na internet que com certeza você encontrará a resposta!